terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quem sou eu... (será?)

Bom dia, boa tarde, boa noite!! =)

Buscar uma definição de si próprio é tarefa difícil. Felizmente meu caminho até agora foi repleto de amigos, desafios e possibilidades que me ajudaram a me encontrar, me reconhecer e me aceitar. Para me apresentar então não só relato sobre como sou, mas também as lições que aprendi, e como elas tem feito a diferença em minha vida.

Sai de casa aos 16 anos para estudar. A mudança, o contato com o diferente, com o outro, outras realidades me levou a olhar para dentro.

Hoje percebo que sou o reflexo do que fui e de onde e como cresci. Ao olhar para dentro percebi que o que eu sou estava claramente estampado, tão simples, só não conseguia enxergar. Hoje o que vejo em mim são marcas de alguém que cresceu em íntimo contato com a natureza e grande imaginação. Marcas no jeito de andar, falar, me sentar, comer, pensar, sentir e agir. Sou também reflexo de uma super educadora. Aprendi com minha mãe a reparar, admirar e me encantar com o olhar de alguém que você ajudou. Devo à ela a maior parte do que sou hoje. Meu grande exemplo de determinação, bondade, compaixão, superação e liderança. Desde criança já sentia que a felicidade que se tem quando proporcionas a felicidade de alguém, era algo que eu realmente queria. Me encontrei, então, quando comecei de fato a agir, a deixar de simplesmente me indignar com os problemas da sociedade e buscar formas de transformar. Por um tempo acreditava que não passava de tola sonhadora, e que deveria ser mais realista. Achava que sonhar só me fazia perder tempo, pois tinha como verdade que o sonho nunca seria real. O tempo me pregou peças, e com a entrada de algumas pessoas especiais em minha vida pude perceber que não era tão louca assim. Pessoas que passaram e deixaram grandes lições e outras que permanecem me ensinando, mesmo que não percebam. Percebi que os sonhos podem até vir a não se tornarem realidade, mas a busca por eles já faziam da minha vida um sonho, permeada de coisas boas, expectativas, desafios e os problemas eram apenas uma forma de aprendizagem e teste. Também passei a acreditar que tudo na vida tem um sentido, um motivo e abre uma gama de possibilidades. Que as coisas não acontecem por acaso. E é isso que me mantém hoje calma e em paz. Aprendi que devemos ter sempre um objetivo em mente, um foco. Mas que o mais importante não é alcançá-lo, mas sim buscá-lo. Vivenciar o caminho, não desistir de tentar, reparar nos detalhes e aprender com os erros. É não desistir, mas também não se limitar e deixar de aproveitar outras possibilidades, outros caminhos. Ser flexível e sensível para perceber que seu sonho pode mudar. E é isso que me mantém hoje determinada. O medo da mudança sempre está presente, mas esse é um medo que gosto de enfrentar, pois a vontade do novo me vem sempre à tona. É por isso que minha vida é repleta de mudanças e de coisas novas.

Aos 16 sai de casa e vim para Viçosa-MG cursar jornalismo. Cheguei ansiosa por transformações, tanto em mim quanto as que eu poderia proporcionar. Me apaixonei por fotografia. Tentei aprender violão e não deu certo. Fiz um curso de mímica. Depois clown. Depois aulas de circo. Percebi que o jornalismo não era pra mim. Tentei biologia, também não. Transferi para geografia. Me encontrei. Viajei. Conheci muitas pessoas. Queria agir. Fiz capacitação para doutores da alegria. Capacitação para dar aulas de circo.

A partir de então comecei a agir. Um amigo me disse que iria fazer uma feira de saúde em um bairro carente. Sugeri ir de palhaço para ajudá-lo. Chamei uma amiga e um amigo e fomos. Arco-íris, Mingau e Tedau. Fomos convidadas depois para acompanhar visitas médicas de rotina na casa de uma senhora sozinha, com problemas com depressão. Mais uma vez mudança. Mudança para nossas vidas e para a vida da senhora. Surge então a idéia de uma trupi para realização de trabalho voluntário. Essa amiga já estava articulando oficinas de clown semanalmente com um pessoal, dai vieram mais pessoas para a trupi. Hoje já participamos de outros eventos de cunho social e os convites não param de surgir. Além disso já tem idéia de projeto social pra trupi no ar. Descobri também a arte de lecionar e me apaixonei enormemente por ela. Trabalhei arte educação com adolescentes e não foi fácil, mas aprendi muito. Cansei de esperar e coloquei minhas idéias no papel. Conheci pessoas incríveis. Unimos forças, idéias e sonhos. E ,então, encontramos alguém que acreditou na gente e resolveu apoiar um projeto nosso. Escrevemos o projeto em uma semana de reuniões intensivas, em trabalho de equipe, e assim, mesmo sendo cansativas foram muito agradáveis e motivadoras. O projeto irá incentivar o protagonismo juvenil e ajudar jovens de ensino médio das escolas de Viçosa a criarem projetos sociais que modifiquem a realidade em que vivem. Guiaremos para que criem projetos que modifiquem também a realidade dos outros jovens de Viçosa, combatendo a apatia juvenil, reduzindo o envolvimento de jovens com drogas, incentivando a cultura, e de muitas outras formas. O projeto se chama De Jovem Pra Jovem, e nós já começamos a agir. Resolvi então me aprofundar nessa área (de projetos sociais) e, para isso, conheci e vivi mais de perto outro projeto que trabalha os princípios da agroecologia com crianças do meio rural e resgata e valoriza a cultura popular através da arte-educação. Entrei pra redes de pessoas com a mesma vontade de transformar e, mais uma vez, unimos forças, idéias, sonhos e mais projetos. A partir daí conheci mais pessoas incríveis e fui parar em uma oficina Oasis Ânima, em BH. Meus sonhos foram longe. Minha felicidade também. E hoje estou aqui, trilhando mais um caminho, mais um sonho.

Espero que tenha dado para entender um pouco do que sou. Espero também que outras pessoas entendam, assim como eu, que a hora agora é a hora de agir! Pois já se teorizou demais e já se reclamou demais. Agora é hora de se munir da teoria, de se motivar com as reclamações e de transformar na prática!

Abraços e felicidade a todos =)



7 comentários:

Bruna Jardim da Matta disse...

Muito legal a sua história Mayra, já é uma Guerreira! estou na torcida! Beijos

Herbert S. Lima disse...

Siga sempre em frente!
O caminho as vezes parece ser bem difícil, mas te garanto que é bom e divertido.
Não deixe as atividades pra ultima hora, como eu fiz... rsrrs

beijos

Bruno Moreno (Torto) disse...

Mayra!!!

Não sabia que você escrevia assim tão bem
^^

Gostei demais do texto!

Bruno Moreno (Torto) disse...

"Aprendi que devemos ter sempre um objetivo em mente, um foco. Mas que o mais importante não é alcançá-lo, mas sim buscá-lo"

Aprendi isto este ano ^^
Isso é uma grande verdade.

João disse...

Mnado bem Pequena ... rsrsrs
Trupicah arrsando a cada dia mais .... e trabalhar coma a Arco-Iris e muito bom ... beijo


Soneca(o ne naum e o Jo)

digolopes disse...

Mayra, você já é uma guerreira pela própria história de vida, ainda mais agora com toda essa energia contagiante que carrega consigo. Parabéns, estarei aqui torcendo e sempre pronto pra ajudar na hora que precisar.
Bjs

Ana Luíza Farage disse...

No Arco-Íris de possibilidades estou aprendendo com vcs o que é viver de verdade! Você é guerreira desde cedo, pequena! Sou sua fã!