terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tarefa 3 - Grandes idéias nascem de pequenas causas

"Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

Olá pessoal,

Começo a postagem com essa frase sábia e dois vídeos (o primeiro de minha autoria) para que vocês reflitam:

Vale mais ficar só reclamando ou agir? Ou pelo menos tentar!





Bem, essa tarefa 3 me fez olhar para a minha volta, ver que problemas encontrava e pensar em como resolver. Uma reflexão que me vez perceber, e provavelmente não foi só comigo, o quanto eu, e as pessoas, somos acomodadas com os problemas. Até mesmo com os mais simples de se resolver. Eu, que busco resolver problemas muito maiores através dos projetos sociais, tenho um problema simples em minha casa que persiste a meses, problemas na minha rua, no meu bairro. Basta!

Vai ai a lista dos problemas que encontrei e como eu poderia tentar resolve-los:

- Na minha casa:

Problema: Mofo nas paredes devido a uma antiga infiltração.

O que fazer: Já poderíamos ter resolvido esse problema com a simples ação de ir até a imobiliária com freqüência (porque com uma vez só eles não tomam providências) e exigir o conserto do problema. Então, é isso que vou fazer. Caso ainda assim eles enrolem para resolver chamo eu mesma o pintor, e desconto o preço do aluguel. Simples né?

- Na minha rua:

Problema: Buracos. A rua é estreita, algumas partes das calçadas também e com isso os buracos são um grande problema tanto para os carros, motos e bicicletas quanto para logistas e pedestres. Aqui chove muito, então os buracos estão constantemente cheios de água, sujando as calçadas, lojas e pedestres. A única atitude tomada até então foi tapar alguns buracos com pedras e colocar terra em outros. Isso mesmo, a “solução” foi encher os buracos de terra!!! Ai chove de novo, e ao invés de água nós temos lama!

O que fazer: Eu já tinha percebido esse problema antes, e até pensado em uma solução. Mais uma vez não busquei solucionar pois sempre inventava a desculpa de falta de tempo. Bem, agora que decidi solucionar o que vou fazer?
_ Fazer um abaixo assinado na rua, com a assinatura e documento dos lojistas, moradores e até pessoas que frequentam a rua mesmo. Acho que conseguirei bastante assinaturas pois tem aqui na rua um supermercado, duas igrejas e uma escola.
_ Pesquisar aonde devo levar para exigir que asfaltem a rua.
_ Pesquisar se existe algum projeto para asfaltamento da rua.
_ Fazer um vídeo das pessoas reclamando da rua. Editar. Ter o vídeo como argumento para exigir a melhoria.
_ Entrar em contato com jornais da cidade para que façam uma reportagem sobre o estado dessa e de outras ruas de Viçosa e sobre a atitude que está sendo tomada.
_ Celebrar quando conseguirmos que o projeto de asfaltamento da rua seja aprovado. Celebrar é um ponto importante pois motiva as pessoas a continuarem agindo, já que a celebração é a marca de que a atitude realmente funcionou. No fim da rua tem uma praça bem grande, a praça da Igreja Matriz da cidade. Para celebrar podemos realizar um evento na praça com música e barraquinhas, durante a semana, depois do fim do expediente.
Para isso precisarei:
* Pesquisar como conseguir um alvará na prefeitura.
* Contatar meu amigos músicos que tocam musicas de raiz como samba e forró, músicas que fazem parte da cultura mineira, como Milton Nascimento, e também músicas próprias. Ver se eles topam tocar de graça no evento.
* Olhar com a Igreja Matriz o apoio para a realização do evento. Como eles realizam eventos parecidos para celebrações religiosas seriam um ótimo apoio. Ver se eles podem emprestar as barracas. Acho que apenas duas barraquinhas são suficiente. Podemos vender nessas barraquinhas caldos e canjiquinha (típica de comemorações mineiras).
* Ter um espaço para as pessoas dançarem. Vou contatar também minhas amigas da dança para puxarem as pessoas para a "pista" de dança. A dança une as pessoas e contagia.
* Fazer uma grande dança circular também é um objetivo.
* Contatar os jornais da cidade para documentarem tudo também.
* Contatar meu amigo fotografo.
* Fazer panfletos e cartazes de divulgação do evento. Para isso podemos tentar conseguir patrocínio da gráfica para os panfletos e cartazes sairem mais baratos.

- Nas pessoas:

Bem, esse evento da celebração acaba sendo uma tentativa de solucionar 2 outros problemas que encontrei:

1) A falta de motivação e atitude das pessoas. Como eu disse, ver que uma atitude da certo pode levar as pessoas a tomarem outras atitudes. Vou divulgar todo o evento nas redes sociais e, se tudo der certo, ele será divulgado também na televisão. Isso pode incentivar moradores de outras ruas a agirem.

2) Aqui na rua tem também uma escola pública. O prédio foi reformado recentemente e já existem projetos educacionais nela. Porém um problema é a "falta de cultura" dos alunos. Acontece que apenas a cultura de massa chega até eles. Os alunos também serão convidados a participar do evento e então terão a oportunidade de conhecer novos estilos de música e um pouco da cultura mineira. Além disso a banda de um dos meus amigos tem CD de autoria própria. Vou conversar com ele e ver se ele topa distribuir esse CD para os jovens que participarem do evento. Para a produção desses cds podemos tentar conseguir patrocínio.



Bem é isso gente.

Uma pequena causa que era asfaltar uma rua acabou gerando uma grande idéia de transformar e motivar as pessoas.

Como eu disse, para transformar basta começar do mais simples.

Abraços e felicidade a todos =)

Um comentário:

Renata Laurentino disse...

Olá, Guerreira Mayara


Sou Renata Laurentino e também estou no mesmo caminho que você. Estou adorando caminhar nessa jornada, tantos aprendizados em simples tarefas (que mudam tanto meu cotidiano)... Tanta coisa que nunca tinha parado para pensar... Realmente o mínimo que vai acontecer, é uma ampliação de olhar e uma consciência bem maior do meu lugar no mundo e das consequências das minhas ações...
Escrevo para compartilhar meu blog: http://renatagsa2012.blogspot.com/
E para te conhecer melhor...
Esse é meu link do facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=1148277779
Você está na comunidade Guerreiros Sem Armas do facebook? Sugiro que possamos trocar mais com todo o grupo que está caminhando!
Não tenho muitos conhecimentos tecnológicos, mas estou me sentindo um pouco longe dos participantes...
Um abraço...
Fica o convite!!!
Renata Laurentino
renatalaurentino@gmail.com