terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tarefa 5

Só o fato de querer agir e transformar pode gerar grandes frutos

Olá pessoal,

Queria apresentar para vocês os resultados da minha busca pela transformação do meu entorno.
A experiência que tenho para contar me mostrou mais uma vez a importância do caminho que percorremos para alcançar nossos objetivos.
Acredito que devemos ter grandes objetivos e tentar com persistência alcançá-los, porém devemos ser flexíveis para reconhecer que nosso caminho pode ser outro, surgindo novos objetivos.

Meu objetivo inicial era:
1) Tomar uma atitude com relação aos problemas na minha casa: ir na imobiliária exigir uma reforma.
2) Tomar uma atitude com relação aos problemas da minha rua: fazer um abaixo assinado, mobilizando os moradores, lojistas e frequentadores da rua à tomarem uma atitude. Conseguir uma reportagem sobre a ação para tentar consciencizar que outras pessoas tomassem essa atitude também.
3) Fazer um evento de celebração, para que a população percebesse que a atitude deles deu resultados e para motivar que outras pessoas tomem atitudes. O mesmo evento seria também um evento de valorização da cultura popular brasileira.

- O objetivo 1 foi cumprido com sucesso. Fui até a imobiliária e agendamos a reforma para janeiro, quando eu e as meninas que moram comigo estaremos em viçosa mas hospedadas em outra casa.

- O objetivo 2 também foi um sucesso. Ao pedir assinaturas conversei bastante com várias pessoas na rua. Pessoas que moravam em outras ruas com problemas começaram a falar que iriam fazer também. A essas eu ensinei como fazer. Outras pessoas se mobilizaram tanto com a ação que até se dispuseram a ajudar e a tentar conseguir assinatura. Um vizinho e uma funcionária da igreja lá da rua me pediram algumas folhas para recolherem assinaturas também. Quando fui até a escola a primeira funcionária com quem falei rapidamente se ofereceu para ajudar e logo consegui quase 15 assinaturas. Os taxistas do ponto de táxi no fim da rua também passaram a folha entre eles. Nas maioria das lojas eu só precisava pedir a uma pessoa que rapidamente eles se mobilizavam e todos os funcionários e até clientes assinavam. Todos na rua apoiaram. Alguns duvidam que vá dar algum resultado, mas todos concordaram que se não fizermos nada ai é que não vai mudar mesmo.
Uma das surpresas que tive no meu caminho foi ficar sabendo de uma reunião aberta da câmara dos vereadores que acontece toda terça-feira aonde qualquer pessoa pode ir e fazer alguma reclamação, sugestão ou pedir apoio para a resolução de algum problema. Quando fui procurar meu amigo da TV Viçosa para conversar sobre a reportagem ele me contou dessa reunião. Tentei ir mas não consegui participar pois tinha que ter me inscrito antes. Mas tudo bem, assim que fiquei sabendo comecei a divulgar essa reunião para todo mundo que eu encontrava. Acho que agora todas as pessoas que eu tive contato e as outras que provavelmente foram atingidas pela minha atitude pelo efeito dominó vão pelo menos pensar melhor antes de ficar só reclamando dos problemas ao invés de tomar alguma atitude. =)






Também consegui que fosse feita a reportagem. Ela foi ao ar no jornal da noite da TV Viçosa do dia 15. Enfrentei minha timidez e lá fui eu hehe.



O abaixo assinado foi entregue dia 16 à secretária do prefeito. Eles ainda não deram resposta, mas assim que voltar a Viçosa no início de janeiro eu irei até lá para perguntar se eles já pensaram no assunto. Se não for suficiente eu vou até a reunião da câmara que eu falei tentar mais uma vez. E por ai vai rs.


- O objetivo 3 infelizmente não aconteceu. Mas na minha busca para realizá-lo outras coisas boas aconteceram e novos objetivos surgiram.
Primeiro procurei meu amigo músico que já não conversava a um bom tempo para ver se ele topava tocar no evento. Ele topou e foi muito bom revê-lo pois, apesar do evento não ter acontecido, a reaproximação veio no momento certo. Ano que vem nós dois temos muitos projetos e acredito que ainda vamos nos ajudar outras vezes.
Logo no começo da minha busca procurei também uma conhecida minha produtora de eventos. Então ela me alertou que seria quase impossível eu conseguir o que queria com tão pouco tempo e recursos. Mas não desisti e fui procurar ajuda em um grupo de jovens da igreja católica perto de casa. A ajuda também não consegui. Era realmente muito pouco tempo e estavam todos muito cheios de compromissos. Porém, mais um vez, uma coisa que eu não esperava aconteceu e novos objetivos me apareceram. Ao conversar com algumas pessoas do grupo de jovens e contar dos projetos e ações sociais que participava eles é que acabaram pedindo a minha ajuda. Me contaram que todo mês eles tem o "dia voluntário", porém, em muitos meses eles não fazem nada pois não sabem o que fazer, então perguntaram se eu poderia ajudar. Bem, eu e meu grupo de amigos que estão juntos comigo nesses projetos temos muitas idéias e até mesmo muitas oportunidades de ação, porém no falta tempo para tantas coisas. Eles tem um dia só para isso e disposição, mas não tem o que fazer. Então... imaginem só que parceria. É, meus amigos também curtiram a idéia. Então, ta ai mais um projeto para 2012: ajudar esse grupo de jovens a planejar o dia voluntário! Além disso eles também ficaram super interessados no De Jovem pra Jovem (aquele projeto que eu ajudei a criar que eu falei na primeira postagem - que irá incentivar o protagonismo juvenil e capacitar jovens para realizarem ações e projetos sociais). Esse grupo de jovens realizam suas reuniões no prédio ao lado da igreja, em um salão enorme com teatro e cadeiras móveis. É o espaço perfeito para um fórum interativo e dinâmico (como os fóruns do DJPJ). Então... combinamos de realizar um fórum com os jovens desse grupo. Meu grupo terá a oportunidade de criar mais multiplicadores de transformação (em um público com potencial que nem passava pela nossas cabeças).


Estou muito feliz com tudo que aconteceu nessa minha busca. Apesar da minha casa ainda não ter sido reformada, da minha rua ainda não ter sido concertada e do evento não ter acontecido muitas coisas boas aconteceram. Tenho certeza que pelo menos algumas sementes de mudança eu deixei pelo caminho. Além disso essa minha busca abriu as portas para muita transformação no ano que vem.

É por isso que eu digo...

Mais importante que alcançar seus objetivos é saber aproveitar as oportunidades do caminho e ser flexível para reconhecer que seu caminho pode ser outro.

Abraços e felicidade a todos! =D

Nenhum comentário: