sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tarefa 4 - A gente não está sozinho

Quem tem amigos tem tudo!

Olá galera =)

Nossa quarta tarefa é o primeiro passo para realizar o plano da tarefa 3: AJUDA e CONTATOS!
Para colocar meu plano em prática eu precisaria de ajuda. Muuuita ajuda.
Para isso, comecei a articular uma rede de contatos, contatando primeiro meus amigos. Assim, esses indicaram outras pessoas, e por ai vai.

Primeiramente achei que teria um pouco de dificuldade para encontrar ajuda. Isso porque Viçosa é uma cidade universitária e a maior parte dos universitários, e dos meus amigos, não são daqui. Então, como as aulas já acabaram, são poucos os que ainda estão aqui. Mas logo percebi que isso não seria uma barreira, afinal de contas, não eram só os universitários que poderiam me ajudar. Na verdade, para a minha idéia eu precisaria justamente dos viçosenses. Das pessoas que vivem essa cidade e seus problemas durante muitos anos, e não de pessoas que ficam por 5 ou 6 anos e depois vão embora. Essas pessoas, saturadas de problemas e de propostas que não funcionam, é que poderiam me ajudar. Isso, pois, são essas pessoas, que estão assinando meu abaixo assinado, que vão fazer a ação dar certo.
Bem, mas o que eu quero dizendo isso não é desvalorizar os não-viçosenses. Pelo contrário, eles também são muito importantes. Amigos meus que ainda estão aqui e que, de uma forma ou de outra, são mais envolvidos com a cidade, também estão me ajudando muito.



Vai então a lista dos contatos que tenho feito (mas acho que eles não vão para por ai...)

- Equipe De Jovem pra Jovem: Se fosse em outro período do ano (e não no começo das férias) a equipe inteira me ajudaria com certeza. É uma equipe maravilhosa, cheia de talentos, dedicação, comprometimento e disposição. Porém, dado que estamos no fim do ano, três membros já estão saindo de férias (depois de um período super puxado, para um descanso merecido). No entanto ainda restou um (por causa de outros compromissos) (Aeww!!!). Bruno Moreno vai me ajudar com a parte de conseguir patrocínios (ele já trabalha com isso e é muito bom para conseguir essas coisas). Giovanni (diretor do Instituto Brasil, que nos orienta) também me ajudou. Ele me passou o contato da Marta - pessoa que poderá entregar o abaixo assinado para o prefeito.

- Nando: amigo, músico, envolvido com causas sociais. Está contatando seus amigos músicos para poderem tocar no evento de "celebração" e valorização cultural. Foi essencial, pois ao topar a idéia, me estimulou a acreditar que pode dar certo.

- Débora: produtora cultural (Inclusive, foi a Ana da equipe De Jovem pra Jovem que me aconselhou esse contato). A Débora me deu algumas dicas: me alertou que seria muito difícil conseguir um alvará da prefeitura para o funcionamento de um evento em lugar público em tão pouco tempo. Disse também para eu ficar atenta com gastos como aluguel de som. Ela ainda me deu mais contatos (essenciais). Me passou o contato da equipe da TV Viçosa, para qual irei propor a reportagem sobre as ruas de Viçosa e a atitude do abaixo assinado. Me passou também o contato do Geraldão (que, inclusive, outro amigo que procurei, o Reyner, também me passou).

- Geraldão: Ainda não consegui falar com ele, mas acredito que vou conseguir. Ele é produtor cultural, musico e jornalista. Tem um jornal e, de acordo com Débora, talvez toparia fazer uma reportagem sobre a ação do abaixo assinado e também sobre o evento.

- Talita: amiga, formada em dança, envolvida com causas e projetos sociais. Ela topou puxar as pessoas para que se forme uma "pista" de dança no evento. Vai tentar estimular a interação positiva das pessoas através da dança.

- Eliany (da Igreja Matriz): Essa não era amiga, mas me ajudou muito. Ela estava na secretaria da Igreja Matriz quando fui procurar apoio para o evento. Foi muito simpática e apoiou minha causa. Ela concordou com a dificuldade de se conseguir um alvará, mas, me deu uma idéia de que seja realizado uma intervenção cultural desses meus amigos músicos no horário de término da missa, por exemplo. Assim teríamos bastante público para divulgar essa cultura em questão (músicas de raízes brasileiras). Seria o momento também para divulgar para mais pessoas que uma ação (o abaixo assinado) em busca da mudança pode dar certo. Ela me passou também a informação sobre o grupo de jovens. Ele acontece amanhã (sábado) a tarde. Disse que lá eu poderia conseguir ajuda para realizar o evento (e acredito muito nisso).

- Mãe: Me ajudou a escrever o abaixo assinado. Contatou amigos que analisaram a parte legal do documento e a redação. (Essa ai nem preciso citar por que escolhi para me ajudar. Me ajuda sempre, em tudo!)

- Amigos e comunidade: Estão assinando e apoiando o abaixo assinado. =)

A quantas andam o projeto...

Bem gente, mal comecei a por a mão na massa e a ação já está funcionando.
Já tratei de resolver a primeira parte do projeto, que era tomar uma atitude com relação aos problemas da minha casa. Fui até a imobiliária e pedi que um pintor viesse olhar a situação do mofo. Insisti e ele veio. Acabamos constatando que a infiltração não vinha só do apartamento de cima, mas também no nosso próprio apê, e que esta ainda não está resolvida. Marquei então na imobiliária uma reforma para janeiro. A reforma não poderia ser agora pois já estamos saindo de férias. Em janeiro, na semana do dia 16, será o melhor momento, pois, já estaremos de volta a Viçosa, porém, hospedadas em outra casa (para a formatura da Talitinha). Assim poderemos assessorar a reforma sem sofrer o transtorno de ficar em uma casa cheia de poeira e com o banheiro com as paredes quebradas rs. Assim que a reforma acabar todo a parte mofada (da outra infiltração também) da casa será re-pintada. Assim, começaremos o ano com uma casa nova! =)

O abaixo assinado também já está pronto e sendo assinado. =)




É isso ai gente.
Mas ainda tem muita coisa pra fazer. E nem tudo está certo ainda.
Mas vamos continuar tentando. Sempre né? =)

Abraços e felicidade a todos!

Nenhum comentário: