quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tarefa 6

Olá pessoal,

Infelizmente essa é a última tarefa do Caminho do Guerreiro. Digo infelizmente porque, apesar de trabalhosas, todas as tarefas me fizeram refletir muito, sobre muitas coisas (e isso é sempre bom). Além disso também adorei a experiência de ter um blog rs.
Para essa última tarefa não preparei nada de especial. Nem um vídeo, nem fotos. Acho que só com palavras bem claras posso expressar o que foi esse jogo para mim. Vou então responder as perguntas que nos foram passadas para esta tarefa, uma a uma.

Espero que consiga transmitir às pessoas que ainda não participaram do Caminho do Guerreiro o quanto vale a pena participar.

1) VOCÊ NO JOGO!
Como foi sua atuação no jogo? Quais foram seus pontos positivos? Quais seus pontos negativos? O que você mudaria na sua atitude desde o começo do jogo?

Bem, acho que posso dizer que me empenhei e me dediquei de verdade, entrei de corpo e alma no espírito do jogo, ou pelo menos no que entendi como tal. Na parte em que o jogo é um processo de auto-conhecimento eu realmente refleti e busquei a fundo me entender mais, o que sou, minhas motivações, meus objetivos. Na parte em que o jogo é uma forma de transformação de uma comunidade também me empenhei em tentar levar o que eu tenho de potencial de transformação para a comunidade que vivo.
Acho que essa forma de encarar o jogo como forma de auto-conhecimento, reflexão e transformação foi um dos meus pontos positivos. Outro foi a dedicação. Apesar de estar super atarefada nesse fim de ano dediquei bastante tempo a execução das tarefas. A minha relação com o blog acho que também foi um ponto positivo. Tentei em todas as postagens sempre deixar uma mensagem de reflexão, motivação, conscientização ou inspiração. Não sei se consegui, mas tinha sempre isso em mente.
Entre os pontos negativos está meu planejamento, que foi falho. Não consegui cumprir todos os objetivos que me propus e teria sido uma transformação muito maior se tivesse conseguido. Acho que um ponto a melhorar é tentar ajustar um pouco mais as idéias às possibilidades.
Apesar desse ponto negativo acho que não mudaria minha atitude em relação ao jogo. Fiquei muito satisfeita com tudo que fiz e com os resultados das minhas buscas. O jogo foi muito inspirador e gratificante.

2) O JOGO EM VOCÊ!
Conte para nós qual o efeito do jogo em você. O que considerou positivo no processo? O que considerou negativo, difícil ou pouco eficiente?

Acho que já respondi um pouco dessa rs. O jogo foi muito gratificante. Consegui visualizar ainda mais quem sou eu, porque estou nesse caminho de querer transformar a sociedade à minha volta, quais são meus objetivos e minhas motivações. Aprendi que tenho que me organizar mais para ações com um curto prazo de execução.
O processo ao meu ver só tem a acrescentar para quem participa. Para quem ainda não está tão envolvido nesse movimento de transformação, em ações e projetos sociais é uma oportunidade e tanto para sentir um pouco de como é transformar. Sentir as dificuldades e satisfações. Para quem já é envolvido é uma oportunidade para se auto avaliar, para se testar.
É um processo que realmente valeu a pena participar. Experiências e aprendizado nunca é demais. =)

3) MINHAS INTENÇÕES
Porque quer participar do GSA 2012?

Desde que ouvi falar do GSA, quando conversei com o Leo Duarte, senti vontade de participar. De primeiro me identifiquei muito com a filosofia Elos. A relação com a comunidade, a forma de olhar e enxergar as belezas e potenciais. Algo que sentia falta nos projetos sociais que conhecia. Depois quando participei da oficina Oasis Anima em BH tive certeza de que queria sim participar. Herbert e Marina me contaram ainda mais de como foi a experiencia para eles. De como eles saíram renovados e de quanto eles aprenderam, de quando eles se auto-conheceram. Também adorei a metodologia Oasis e já comecei até mesmo a imaginar Oasis aqui em Viçosa.
Então, quero participar do GSA porque quero me conhecer ainda mais, me entender. Porque quero aprender muito mais sobre a filosofia Elos. Porque quero ter a experiência de viver um Oasis em Santos. Porque quero ser capaz de facilitar Oasis em Viçosa e em outros lugares. Porque contribuirá e ajudará muito no caminho que tenho seguido (de projetos e ações sociais). Porque contribuirá e me ajudará muito no "De jovem pra jovem", meu projeto que formará jovens protagonistas transformadores. Porque irei conhecer pessoas incríveis, amigos que sei que ficarão para a vida. Porque irei fazer parte de uma rede internacional de pessoas que, imagino, pensam como eu e também querem transformar a realidade em que vivemos de alguma forma, e assim poderei aprender muito e também contribuir para essa rede. E porque realmente acho que aprenderia muito, cresceria muito e sairia de lá realizada, motivada e muito feliz.

4) MEU COMPROMISSO
Com o que sabe até agora, o que pretende fazer depois de participar do Guerreiros Sem Armas 2012?

Compartilhar os conhecimentos que adquirir com outras pessoas. Com amigos, parentes, alunos, meu grupo de amigos que estão juntos comigo nos projetos, jovens dos meus projetos, enfim...
Conhecimento quando é bom tem de ser compartilhado.
E... realizar um Oasis em Viçosa. E quem saber depois do primeiro venham outros. Pelo que já conversei com alguns Guerreiros depois que se faz o primeiro é difícil não querer fazer mais rs.


Bem... é isso.

Então...
Agradeço muito ao Instituto Elos pela oportunidade.
Agradeço a todos que me apoiaram nesse caminho.
E Agradeço a todos que leram, acompanharam e comentaram no blog.

Muito obrigada!

Abraços e felicidade a todos! ^^

Nenhum comentário: